POUCA VOGAL-ENTREVISTA COM-Duca Leindecker e Humberto Gessinger

POUCA VOGAL

POUCA VOGAL

 “Pouca Vogal” parceria dos vocalistas das bandas EngHaw e Cidadão QuemNão é um simples duo de voz e violão a parceria que Duca Leindecker e Humberto Gessinger apresentam sexta-feira no Teatro do Bourbon Country. O projeto, batizado de Pouca Vogal, tem muitos sons e oito canções inéditas, disponíveis de graça no site http://www.poucavogal.com.br. O show inclui também canções das respectivas bandas dos dois músicos – Cidadão Quem e Engenheiros do Hawaii. Cercados de cabos, microfones e instrumentos no estúdio particular de Duca no bairro Auxiliadora, os dois contam que a colaboração começou bem antes de 2007, quando surgiu a primeira parceria Gessinger-Leindecker (A Força do Silêncio, do CD 7, do Cidadão Quem). Os dois haviam se conhecido ainda nos anos 80, quando Humberto dava a partida nos Engenheiros e Duca integrava a extinta Prize. O futuro Cidadão Quem chegou a visitar Humberto apenas para tocar na guitarra Fender Telecaster prateada que o engenheiro havaiano comprara na época, quando instrumentos importados não eram comuns na cidade. Em 2004, Humberto tocou no acústico do Cidadão Quem e, três anos depois, ele e Duca começaram a compor juntos. Nos próximos meses, os dois vão para a estrada como Pouca Vogal (nome que brinca com os sobrenomes dos músicos e alude às particularidades musicais sulistas), aproveitando uma pausa nas turnês de suas bandas – os Engenheiros deram um tempo e o Cidadão espera o baixista Luciano Leindecker, irmão de Duca, recuperar-se de um transplante de medula. A turnê da dupla deve avançar até 2009. Algumas das novas canções foram compostas via internet. Humberto lembra de criar a letra de Breve em um quarto de hotel em São Luís (MA), a partir de uma melodia enviada por Duca em um arquivo de vídeo. – A caneta do hotel não funcionava, o mais fácil foi escrever legendas para o próprio vídeo – relata Humberto. Para tocar o novo repertório, os dois músicos se desdobram entre cordas e teclados. Humberto, que chegou a organizar uma lista de instrumentos para cada música, aciona timbres de teclado com um pedal, enquanto Duca toca bombo legüero e pandeiro com os pés. Os dois dizem que a experiência foge da “zona de conforto” conquistada com o sucesso de suas bandas. – Com a nossa quilometragem, a tendência é se acomodar. Eu queria me incomodar um pouco, e achei um parceiro (risos) – diz Humberto. – É um estado de relaxamento, uma fase em que estamos desencanados, curtindo. E trilhando caminhos que ainda não tínhamos pisado – completa Duca.

Gessinger Idade: 44 Cidade natal: Porto Alegre Time: Grêmio Banda: Engenheiros do Hawaii (surgida em 1985, tem 18 discos e cinco DVDs lançados) Instrumentos que usa no show Pouca Vogal: violões, viola, teclados, harmônica Primeiro show a que assistiu na vida: não lembra Um disco essencial: The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd (1973) Primeira música do Cidadão Quem que ouviu: No Quiero Armas (“Eu morava no Rio e fiquei curioso de saber quem estava cantando em espanhol. ‘Que bom que é o Cidadão’, pensei”) Como define o rock gaúcho: “Acho que rock gaúcho é essa linhagem de Bixo da Seda, Taranatiriça, Bandaliera, TNT, Cascavelletes, Garotos da Rua e agora Cachorro Grande. Nunca me senti representativo do rock gaúcho.”

Leindecker Idade: 38 Cidade natal: Porto Alegre Time: Inter Banda: Cidadão Quem (surgida em 1990, tem sete discos e um DVD lançados) Instrumentos que usa no show Pouca Vogal: violões, guitarra elétrica, pandeiro e bombo legüero Primeiro show a que assistiu na vida: Kleiton & Kledir, no Grêmio Náutico União, por volta de 1980 Um disco essencial: Kleiton & Kledir (1980) Primeira música dos Engenheiros do Hawaii que ouviu: Toda Forma de Poder (“E todas do começo deles, foi a banda que realmente cruzou o Mampituba”) Como define o rock gaúcho: “É óbvio que somos gaúchos e fazemos rock, mas isso é só um rótulo, não interessa muito”

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s